Respondendo ao site Amilenismo Morgenismo
Argumentos
a favor do Amilenismo
por
Wayne
Grudem
1. Quando
olhamos para a totalidade da Bíblia, somente uma passagem (Apocalipse 20:1-6) (parece ensinar) o
reino milenar terreno e futuro de Cristo, e essa passagem em si mesma é
obscura. Não é sábio basear tão importante doutrina em uma passagem de
interpretação incerta e amplamente controvertida.
Mas, como os amilenistas
entendem Apocalipse 20:1-6?
A interpretação amilenista vê
essa passagem como referindo-se
à presente era da igreja. A passagem é esta:
“E vi
descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua
mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o
amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para
que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois
disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Então vi uns
tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as
almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da
palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o
sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil
anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem.
Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na
primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão
sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”.
Wayne Grudem...somente
uma passagem (Apocalipse 20:1-6) (parece
ensinar) o reino milenar terreno e futuro de Cristo...(???).
Refutação de Jaime e Júlio:
Qualquer
teologia que interpreta uma profecia, baseada apenas no “TEMPO” ou no “MODO”dela,
sem usar ambos os lados da chave interpretativa ensinada pelo Espírito Santo à
Salomão,”O TEMPO E O MODO” estará sujeita a uma doutrina aleijada sucessível a
vários erros.
“Porque
para todo o propósito HÁ TEMPO E MODO; porquanto o mal do homem é grande sobre ele” Ecl. 8:6.
Exatamente,
é o que acontece aqui, com a doutrina Amilenista, apresentada pelo autor, Wayne Grudem! Numa prova gritante de desconhecimento
bíblico, ele teceu a sua interpretação pelas metades, tentando se basear apenas
no “TEMPO” do assunto Milenar (Apoc. 20:1-6), afirmando que não há base bíblica
dum Reino de mil anos na terra (???).
Ao
pregar isso, ele ignorou o outro lado da chave de interpretação das profecias (O
MODO), que anuncia fartamente desde a fundação do mundo (direta ou
indiretamente, em figuras ou literalmente) o estabelecimento do Reino de Cristo
na terra.
Abaixo
o Reino Milenar de Cristo, confirmado através duma gama de vários versículos
que os Amilenistas, além de fazer vistas grossas, pretendem anular com sua
pregação forçada.
A.T.: (Gen.
3:15; 8:15 – Gen. 12:2-3 – 13:14-15 – 49:10 – Exo. 6:6 a 8 – Sal. 2:8-9 –
37:3;9;10;11;22;29;34 – 48:1 a 3 – 67:4 – Cap. 72 – 76:1-2 – Caps.
85;87;93;96;98 e 99 – 112:1 a 3 – Caps. 122;128;133 – Isa. 2:1 a 5 – 9:1 a 4 –
Cap. 11;12 – 14:1 a 3 – 26:1 a 4 – 35:1 a 10 – 40:1 a 11 – 49:8 – 51:1 a 12 –
Caps. 55;60;61;62 – 65:13 a 25 – Jer. 23:5 a 8 – 31:1 a 5; 16 a 28 – 33:7 a 18
– Eze. 36:24 a 38 – Dan. 2:35 - 7:27 – Joel 2:18 a 27 – Miq. 4:1 a 8 – Hab.
2:14 – Ageu 2:6 a 9 – Zac. 8:1 a 8 – 10:1 a 12 – 13:1 a 6 - 14:17 a 20 – Mal.
4:2-3.
N.T.:
Mat. 5:5 – Luc. 20:35 – Atos 3:21 - Heb. 12:22 – Apoc. 2:26-27 - 5:10 – 20:1 a
6.
Seria
cansativo querer destrinçar todos os acontecimentos que ocorrerão no vindouro
Reino Milenar de Cristo sobre a terra. Porém, vamos assinalar aqui, apenas dois
importantes quesitos, que deveria (deverá) acontecer no Milênio:
1-Nos
profetas está escrito que, o Senhor voltará literalmente para Sião e habitará no
meio de Jerusalém; e ela será chamada cidade de verdade, e o monte de Sião,
monte de santidade! (Zac. 8:3).
Pergunta aos Amilenistas: Se o Milênio já faz parte da era da Igreja, quando foi cumprida esta
profecia? Quando o Senhor já voltou, e habitou no meio de Jerusalém? E quando a
Jerusalém do passado ou do presente foi ou é intitulada “mundialmente”, “cidade de verdade” e o monte de Sião, monte de santidade???
2- Está
também escrito que, na volta do Senhor à Sião, Ele mudará a maldição e o ódio que
as nações tem contra Israel; em benção e em paz, trazendo o respeito das
nações, à Israel, (Zac. 8:13); e também, construirá o terceiro Templo, em
Jerusalém (Zac. 6:12-13 -Ageu 2:7,8 e 9).
Pergunta aos Amilenistas: Se o
Milênio já é subsistente na presença era, com a chegada do Reino de Deus, então
nos responda: Quando que Israel foi ou é considerado uma benção entre as nações
mulçumanas? Quando que, no passado, ou em nossos dias, Israel já teve ou tem paz?
Quando foi que os Amilenistas viram Jesus construir algum “o terceiro Templo”em
Jerusalém?
Conforme
vimos, a pregação Amilenista é cheia de falhas, que mais visa anular a
literalidade das profecias, que propriamente estabelecer a Palavra de Deus.
Outra coisa que percebemos claramente, que a interpretação Amilenista não passa de uma grande forçassão de barra é que o texto de Apoc. 20:1 a 6, dá o tempo do reinado restaurativo de Cristo sobre a terra: MIL ANOS. Assim se a previsão Amilenista fosse verdadeira, todos os acontecimentos proféticos referentes ao Milênio registrados nas Escrituras já deveriam ter acontecido; uma vez que já se passaram DOIS MIL ANOS depois que Cristo trouxe o Reino.
Wayne Grudem (Apoc.
20:1 a 6)...essa passagem em si mesma é obscura. Não é sábio basear tão
importante doutrina em uma passagem de interpretação incerta e amplamente
controvertida.
Refutação de Jaime e Júlio:
Passagem
obscura e incerta??? O que não é sábio é pisar na Palavra de Deus, enxergando
apenas “O TEMPO” da profecia, e ignorar “O MODO DELA”, conforme mostrado acima.
O que
não é sábio é criar um dogma em cima de
fermentos teológicos! Lançando mão de várias expressões de dúvidas num estudo
bíblico, tais como: (parece ensinar - deve estar ocorrendo no
céu - possivelmente significa - parece indicar...). Termos típicos de
quem não tem autoridade para ensinar escatologia; pois se tivesse falaria apenas,
“segundo as palavras de Deus” (1Ped. 4:11).
Wayne Grudem: De
acordo com a interpretação amilenista [1], a prisão de Satanás nos versículos 1
e 2 é a prisão que ocorreu durante o ministério terreno de Jesus. Ele falou
sobre amarrar o valente a fim de poder saquear a casa (Mateus 12:29 – “Ou, como pode alguém entrar na casa do
valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente? e então lhe
saquear a casa”).
Refutação de Jaime e Júlio:
Os
nossos amigos Amilenistas são tão infantis, que usaram uma passagem profética
fora de seu “TEMPO”, para tentar firmar a sua teoria, agora baseada apenas no
“MODO”da profecia; a qual, não aconteceu no Ministério de Jesus, e sim, somente
após a morte do Senhor. Confira as Escrituras:
a)-Quando e qual casa do valente que o
Senhor entrou?“entrou na
casa do valente”.
R:Quando desceu ao
inferno; o Senhor entrou na casa espiritual de Satanás (Efe. 4:9 - 1Ped. 3:19).
R: Depois que
consumou a sua obra na cruz (Luc. 23:46), Jesus, prendeu Satanás, apenas na sua
dimensão espiritual, e não na material. Na nossa dimensão, João disse que: “Todo o mundo
está no maligno” (1Jo. 5:19).
Por esta razão foi que Paulo exortou aos cristãos, a
não viverem na carne do pecado, mas no espírito (Rom. 8:12-13). Para quem vive
no espírito, Satanás não tem mais domínio (está amarrado).
c)- Quando foi e que bens o Senhor tirou de
lá? “roubou-lhes os bens”.
Nos três dias que
esteve no seio da terra; o Senhor despojou os bens espirituais de Satanás;
tomando-lhe “a chave da morte e do inferno”
(Apoc. 1:18) levou “cativo o cativeiro”
(Sal. 68:18 e Efe. 4:8 a 10), resgatando as almas dos seus, que por causa do
pecado original, estavam presas em grilhões de ferro nas trevas do inferno (Sal.
107:11 a 16). Conforme as Escrituras, isto somente aconteceu depois da
cruz, e da morte do Senhor, e não antes
no seu Ministério terreno, como colocou erroneamente o autor Amilenista.
“Havendo riscado
a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos
era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E,
DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. Col.
2:14-15.
Wayne
Grudem: ...e disse que o Espírito de Deus estava presente naquele tempo
em poder para triunfar sobre as forças demoníacas: “Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então
chegou a vocês o Reino de Deus” (Mateus 12:28).
Refutação de Jaime e Júlio:
Neste
verso acima, dá para ver claramente a irresponsabilidade da teologia Amilenista,
que na ânsia de querer fazer valer sua teoria confusa, misturou os versos da chegada
do reino de Deus, com poder p/ expulsar demônios (eu expulso demônios); com a entrada de Jesus na casa do valente,
a amarração pessoal do iníquo e o despojamento dos seus bens, os quais foram cumpridos “EM PARTE” (somente na esfera espiritual) cerca de 3.5 anos mais tarde, depois
da morte do Senhor na cruz, conforme mostrado antes.
A grande contradição Amilenista:
“Desde
então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque É CHEGADO O REINO DOS CÉUS”. Mat. 4:17.
Pergunta
aos Amilenistas: Se João Batista (Mat. 3:2) e Jesus anunciaram a chegada do Reino
dos céus, desde princípio das Boas Novas do Evangelho; que necessidade haveria tempos mais
tarde, de Jesus ensinar na oração do Pai nosso, seus discípulos A PEDIR NOVAMENTE A VINDA
DO REINO DE DEUS, se ele já havia sido estabelecido antes? (“Venha o teu reino...”) Mat. 6:10.
O desconhecimento Amilenista:
Os nossos amigos
ignoram é que até ao fim do cumprimento das promessas, o Reino de Deus é constituído
de duas partes: Reino
espiritual e Reino terreno; conforme os dois pactos, feito entre
Deus e Abrão no princípio:
1-A promessa da “benção terrena”
(Gen. 12:1 a 3 e 13:14 a 16).
2-E a promessa “das bênçãos
celestiais” (Gen. 22:15 a 18).
O estabelecimento
do reino espiritual foi que na sua primeira vinda, Jesus trouxe aos que crêem: O Reino de Deus; também chamado de o Reino celestial, reino dos céus
ou simplesmente reino, o qual, veio sem aparência exterior (Luc. 17:20-21).
Segundo o profeta Isaías, com poder para: Anunciar as boas novas aos mansos, restaurar
os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos (expulsar os demónios - Mateus 12:28),
a abertura de prisão aos presos, apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia da
vingança de nosso Deus, e consolar todos os tristes (Isa. 61:1-2).
O apóstolo Paulo,
numa de suas cartas, também confirmou as duas
faces do reino de Deus, dizendo que na ressurreição dos mortos, haverá
dois tipos de corpos - heranças (galardões): Corpos de herança celeste, e corpos de herança terrestre (1Cor.
15:35 a 44), perfazendo um único Reino de Deus, ao final do Milênio.
”De tornar a congregar em Cristo todas as
coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, TANTO AS QUE ESTÃO NOS CÉUS
QUANTO AS QUE ESTÃO NA TERRA”. Efe. 1:10.
-O estabelecimento do futuro Reino terrestre de Cristo:
“Venha o teu
reino...”) Mat.
6:10.
É só uma questão de
tempo, pois, entre a primeira vinda de Jesus, quando trouxe o Reino espiritual
de Deus, e a sua próxima vinda, para estabelecer seu Reino terrestre (o
Milênio), tem havido uma diferença cronológica de mais de 2.000 anos, para o cumprimento
total da profecia de (Mateus 12:29). Conforme vimos,
a pregação Amilenista é uma doutrina forçada, ensinada fora do tempo bíblico.
a)- Quando o Senhor entrará na casa do
valente (mundo)? “entrou na casa do valente”?
R: A partir da sua
próxima vinda (Mat. 24:29-30).
b)-Quando o Senhor tirará todos os bens de
Satanás?“roubou-lhes
os bens”?
R: Ante a Sétima
trombeta do anjo, Jesus tomará de Satanás, os reinos deste mundo, que fora
usurpado de Adão, e de quebra o Senhor livrará as almas dos seus (via
ressurreição/arrebatamento), do presente século mau.
”E tocou o sétimo anjo a trombeta, e
houve no céu grandes vozes, que diziam: OS REINOS
DO MUNDO VIERAM A SER DE NOSSO SENHOR E DO SEU CRISTO, e ele reinará para
todo o sempre”. Apoc. 11:15.
Nota: Os Amilenistas usam também a última parte
deste verso, para dizer que o reino de Cristo, não é de apenas mil anos, mas,
durará para todo o sempre.
É evidente que o
reinado de Cristo não será somente de mil anos; porém, o que os nossos amigos
ignoram é que o Senhor, o último Adão (1Cor. 15:45 a 49), nos Mil anos terá a
missão de “RESTAURAR LITERALMENTE AS PROMESSAS DE DEUS”, não cumpridas pelo
primeiro Adão e sua descendência.
”Assim diz o Senhor: No tempo favorável
te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto
do povo, PARA RESTAURARES A TERRA, e
dares em herança as herdades assoladas”. Isa. 49:8.
“O qual convém que o céu contenha até AOS TEMPOS DA RESTAURAÇÃO DE TUDO, dos
quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o
princípio”. Atos 3:21.
c)-Quando Jesus amarrará “literalmente” o
valente?
R: Somente depois de
sua próxima vinda, após cinco principais eventos escatológicos:
1-A assinalação dos
144mil israelitas.
2-Os toques das
sete trombetas das pragas (Apoc. 8).
3-O arrebatamento
da Igreja (Apoc.10:7 e 14:14-15).
4-O derramar das
sete taças da Ira de Deus (Apoc. 15).
5-E a Batalha do
Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
Então, finalmente será
cumprida esta profecia na sua totalidade.
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a
chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. ELE PRENDEU O DRAGÃO, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, E O AMARROU POR MIL ANOS. Lançou-o no
abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações
até que os mil anos se completassem. Apoc. 20:1 a 3.
Conforme
vimos, os nossos amigos Amienistas, num
desconhecimento gritante das Escrituras escolheram uma única passagem do
Apocalipse, para tentar espiritualizá-la
com sua interpretação absurda. Quando na verdade, os eventos do
Apocalipse, do capítulo 6 em diante, são todos de cunho “literal”.
Aliás, essa futura
prisão de Satanás e o lançamento da besta e o falso profeta no lago de fogo, será uma consequência “literal” do final da Batalha do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
Portanto, ao querer
espiritualizar Apoc. 20:1 a 6, a
doutrina Amilenista criou vários precedentes, contra a sua própria
pregação; pois, ao admitir
espiritualização dos acontecimentos de Apocalipse 20:1 a 6, os nossos amigos
também terão que admitir a espiritualização da Batalha do Armagedom, que
indiscutivelmente será “literal, no vale de Megido”, pouco antes da prisão de
Satanás.
1-E vi descer do céu um anjo... Literal.
2- a chave do abismo e uma grande cadeia
na sua mão...Literal.
3-ELE
PRENDEU O DRAGÃO... Literal.
4- EO
AMARROU POR MIL ANOS. Literal.
5-Lançou-o no abismo... Literal.
6-fechou e selou sobre ele... Literal.
7-Para que não enganasse mais as nações... Literal.
8- até que os mil anos se completassem. Literal.
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Wayne Grudem: ...Semelhantemente,
com respeito à destruição do poder de Satanás, Jesus disse durante o Seu
ministério: "Eu
vi Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lucas
10:18). O amilenista argumenta que essa prisão de Satanás em Apocalipse
20:1-3 tem um propósito específico: “para assim impedi-lo de enganar
as nações” (v. 3).
Isso, então, é o que aconteceu
quando Jesus veio e o evangelho começou a ser proclamado não simplesmente aos
judeus, mas, após o Pentecoste, a todas as nações do mundo. De fato, a
atividade missionária mundial da igreja e a presença da igreja na maioria das
nações do mundo ou em todas elas mostra que o poder que Satanás tinha no Antigo
Testamento de “enganar as nações” e mantê-las nas trevas acabou.
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Refutação de Jaime e Júlio:
Outra vez
vemos os Amilenistas usando uma profecia fora de tempo; ou seja: Eles mostram a
passagem de Lucas (10:18), que trata dum evento ocorrido nas eras eternas, quando
Lúcifer foi expulso do céu por Miguel e seus anjos (Apoc. 12:7-8);
acontecimento esse testificado na época por Jesus, e o trazem para o tempo da
chegada do reino de Deus, dizendo que neste tempo, Satanás caiu, e já não tem
mais poder de enganar mais as nações. Porém, o texto é bastante claro: Satanás
caiu do CÉU; da terra para o abismo, somente nos últimos dias.
O poder de Satanás acabou mesmo?
Misericórdia
meu Deus, quanta cegueira dos nossos amigos Amilenistas?
Em
2.000 anos de história, quantas mortandades já ocorreram na terra;
carnificinas, terremotos, tsunamis, incêndios, pestes, duas guerras mundiais (a
primeira com cerca de 16 milhões de mortos; a segunda com 55 milhões),
extermínio de 6 milhões de judeus; e tudo isso aconteceu, em plena a atividade
missionária mundial da igreja, sob o Novo Testamento. Se Satanás está amarrado,
quem foi o responsável dessas carnificinas?
Aliás,
materialmente falando, até hoje não vi nenhuma diferença de perda do poder de
Satanás, entre o A.T e o N.T. Pelo contrário: O mundo ainda continua corruptível,
e sob o domínio do maligno.
Outra
coisa que nossos amigos Amilenistas confundem é atuação do Reino espiritual de
Deus, que “É PELA FÉ” (Efe. 2:8 – Heb. 11:1) cuja duração será até a vinda de
Jesus em glória; com o futuro Reino de Deus, “literal”, onde o cristão não
necessitará mais de fé, para servir ao Senhor, pois o veremos face a face!
(1Jo. 3:2).
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Wayne Grudem...Na
visão amilenista, argumenta-se que, como João viu as “almas” e não os corpos
físicos no versículo 4, essa cena (deve
estar ocorrendo no céu). Quando o texto diz que “eles
ressuscitaram”, não quer dizer que ressuscitaram fisicamente. Isso (possivelmente significa) que
eles simplesmente “viveram”, já que o verbo no aoristo ezesan pode
facilmente ser interpretado como a afirmação de um evento que ocorreu por um
longo período de tempo. Alguns intérpretes amilenistas, no entanto, tomam o
verbo ezesan como
significando que “eles vieram à vida” no sentido de vir a uma existência celestial
na presença de Cristo e começar a reinar com Ele do céu.
Conforme essa visão, a
expressão “primeira ressurreição” (v. 5) refere-se a ir para o
céu para estar com o Senhor. Essa não é uma ressurreição corporal, mas uma ida
à presença do Senhor no céu. De modo semelhante, quando o versículo 5 diz que “o
restante dos mortos não voltou
a viver até se completarem os mil anos”, isso
é entendido como se eles não tivessem vindo à presença de Deus para juízo até o
final dos mil anos. Assim, tanto no versículo 4 quanto no 5, a expressão
“voltou a viver” significa ir para a presença de Deus. (Outra posição
amilenista da “primeira ressurreição” é a que se refere à ressurreição de
Cristo e à participação dos crentes na ressurreição de Cristo por meio da união
com Ele).
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Refutação de Jaime e Júlio:
Mais
uma vez o autor se complicou, pois a ressurreição dos mortos, é o resgate dos corpos
de glória, do homem corruptível para o incorruptível. Assim, a primeira
ressurreição não será realizada, antes nem depois do último dia (Jo. 6:39;40;44
e 54), sem os mortos se levantarem do sepulcro. Aliás, a promessa feita pelo
Senhor Deus, em Gênesis 3:15, e as demais promessas estendidas à Abrão dependem
da primeira ressurreição, para serem cumpridas.
Portanto,
essa é mais outro grande precedente que a doutrina Amilenista criou contra sua própria
pregação; pois por um lado eles querem que a Igreja esteja reinando com o
Senhor; mas por outro lado, eles não conseguem provar que os santos mortos do
A.T. e do N.T. já entraram na herança
prometida.
”E todos estes, tendo tido o testemunho
pela fé, NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA”. Heb.
11:39.
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Wayne
Grudem: 2. O
segundo argumento muitas vezes propostos em favor do amilenismo é o fato de que
a Escritura ensina somente uma
ressurreição, tanto os crentes como os descrentes serão levantados
da morte, não duas ressurreições (a ressurreição de crentes antes de o milênio
começar e a ressurreição de descrentes para o juízo após o fim do milênio).
Esse é uma argumento importante, porque a posição pré-milenista requer duas
ressurreições separada por um período de mil anos.
Evidência a de uma única
ressurreição é encontrada em versículos como João 5:28-29, nos quais Jesus diz:
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Jaime e
Júlio: Finalmente, um acerto da doutrina Amilenista:
De fato, os nossos amigos
Amilenistas tem razão neste aspecto; já o Pré-milenismo dispensacionalista erra
feio; pois, é evidente que haverá somente uma ressurreição: tanto para justos
quanto para injustos, no último dia.
Wayne Grudem: 3. A idéia de
crentes glorificados e de pecadores
vivendo na terra juntos é muito difícil de aceitar. Berkhof diz: “É impossível
entender como uma parte da velha terra e da humanidade pecadora poderá
coexistir com uma parte da nova terra e de uma humanidade já glorificada. Como
poderão os santos em corpos glorificados ter comunhão com pecadores na carne?
Como poderão os santos glorificados viver nesta atmosfera sobrecarregada de
pecado e em cenário de morte e decadência?” [2]:
Refutação
de Jaime e Júlio:
Como
poderão os santos em corpos glorificados ter comunhão com pecadores na carne?...Da
mesma forma que Noé e sua família santa, coexistiram com os pecadores de sua
descendência, pós dilúvio.
Os que
entrarem para o Reino Milenar de Cristo, via ressurreição ou arrebatamento, num
primeiro plano estarão santificados, possuindo um corpo incorruptível; ou de
consistência (glória) Celeste ou de consistência terrestre.
Os corpos de glória Celeste estarão isentos do
pecado e da morte (Apoc. 20:6b.); e herdarão diretamente a vida eterna. No longo processo do Milênio, essa classe de salvos buscarão o revestimento de sua
imortalidade (1Cor. 15:53); habitarão na Jerusalém Celestial, que será
estabelecida nos últimos dias, sobre o monte de Sião, sobre a Jerusalém
terrestre, conforme Isaías 2:1 a 5 e Heb. 12:22.
Já os
salvos de glória terrestre buscarão o revestimento de sua incorruptibilidade, habitarão
na Jerusalém terrena (principalmente os israelitas), os demais gentios,
habitarão na face da terra, como no princípio. Esta classe de cristão estará
ainda sujeito ao pecado, a morte e à maldição (Isa. 65:20).
-De que forma o pecado e a morte ainda
atuará no Milênio?
Uma vez que Satanás e seus
demônios estarão presos por mil anos no abismo, não haverá tentação direta (para que não enganasse mais as nações até
que os mil anos se completassem). Porém, o
pecado entrará nos corações, através do livre arbítrio do cristão, em querer
obedecer as leis de Deus ou não. Aliás, este é um ponto que os Amilenistas, em
sua maioria de formação calvinistas, não
acreditam que haja livre arbítrio. Porém, Zacarias é claro quanto a isso (Zac.
14:16 a 20).
-Porque o pecado e a morte ainda
continuarão em pleno Reino Milenar de Cristo?
Simples! Porque um dos vários
atributos de Jesus, além de Rei, Ele é também: Sacerdote
e Juiz:
Tendo recebido um Sacerdócio eterno,
Ele vive sempre para interceder ao Pai, a favor dos pecadores (até do Milênio).
“Mas este, porque permanece ETERNAMENTE, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também perfeitamente salvar os que por ele chegam a Deus, VIVENDO SEMPRE para intercerder por eles”. Heb. 7:24-25.
Como juiz, Ele julgará no
Milênio, as causas entre o fraco e o forte, entre o sábio e o indouto, entre o
pequeno e o grande etc... Conforme disse Paulo:
“Conjuro-te pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, QUE HÁ DE
JULGAR os vivos e os mortos, na sua vinda E NO SEU REINO”. 2Tm. 4:1.
“E ele exercerá O SEU JUÍZO sobre as gentes, E
REPREENDERÁ A MUITOS POVOS, e estes converterão e as as suas espadas em
enxadões e as suas lanças em foices: não levantará espada nação contra nação,
nem aprenderão mais a guerrear”. Isa. 2:4.
Aliás,
Deus deu a seu Filho o direito de julgar as nações (Jo. 5:22); a partir de sua
próxima vinda, o Senhor executará TRÊS
TIPOS DE JUÍZOS:
1-O
juízo contra toda a carne do pecado (Jd. 14-15), através do Grande Dia do
Senhor – Ira do Cordeiro (Apoc. 6:12 a 17).
2-O
juízo do Tribunal de Cristo, sobre as almas de todas as gerações (Mat. 25:31-
Jo. 12:48 – Rom. 14:10 a 12 - 2Cor. 5:10
– Apoc. 20:4).
3-E o
juízo no decorrer do Milênio (2Tim. 4:1).
Wayne
Grudem: 4. Se
Cristo vem em glória para reinar sobre a terra, então como as pessoas ainda
poderiam persistir no pecado? Uma vez que Jesus esteja realmente presente em
Seu corpo ressurreto e reinando como rei sobre a terra, não parece altamente
improvável que pessoas ainda O rejeitem e que o mal e a rebelião ainda cresçam
na terra até o ponto de finalmente Satanás reunir as nações para a batalha
contra Cristo?
Refutação de Jaime e Júlio:
O desconhecimento
bíblico, é que leva os Amilenistas a pensarem erronamente desta forma acima. Pois,
nos primeiros séculos do Milênio, toda a
terra estará num estado de Graça, o Senhor fará aliança com as bestas feras, os
locais assolados serão novamente reconstruídos, haverá abundância de criações e
alimentos, haverá multiplicação da ciência, segurança, gozo, saúde, paz e
alegria; os que pecarem, serão imediatamente eliminados da terra. O pecado que entrou
no mundo, e se multiplicou nos últimos dias anti-diluvianos, e nos nossos dias;
ao contrário disso, até ao fim do Milênio a morte e o pecado serão totalmente
exterminados da face da terra, conforme disse Paulo:
”Depois (do Milênio) virá o fim, quando estiver entregado o reino a Deus,
ao Pai, e quando houver ANIQUILADO TODO O IMPÉRIO, E TODA A POTESTADE E FORÇA.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de
seus pés.
Ora o último inimigo que há de ser ANIQUILADO É A MORTE”. 1Cor. 15:24;25
e 26.
Wayne Grudem: 5. Em
conclusão, os amilenistas dizem que a Escritura (parece indicar) que todos os eventos mais importantes
que ainda estão por acontecer antes do estado eterno ocorrerão
de uma só vez. Cristo vai retornar, haverá uma só ressurreição de crentes e
descrentes, o juízo final acontecerá, e o novo céu e a nova terra serão
estabelecidos. Então, entraremos imediatamente para o estado eterno, sem
qualquer milênio futuro.
Refutação de Jaime e Júlio:
Mas
outra prova da ignorância do autor Amilenista, agora no tocante à cronologia
tribulacional. Pois, todos os eventos importantes antes dos Milênio, não
acontecerão “de uma só vez” como disse erroneamente o autor, pelo contrário, os principais
eventos tribulacionais (do Princípio de dores ao Armagedom), todos acontecerão
dentro duma geração bíblica de 40 anos, abreviada para 21 anos.
1-Cristo
vai retornar... Certo!
2-Haverá
uma só ressurreição de crentes e descrentes... Certo!
3-O juízo
final acontecerá...(???). Errado!
Aqui, o
autor Amilenista mostra todo o seu desconhecimento de escatologia, pois, deu um
salto de canguru direto ao Juízo Final; vituperando a seqüência e a cronologia dos
eventos do fim; ignorando que antes haverá o juízo intermediário, o Tribunal de Cristo, também chamado de
juízo das nações (Mat. 25:31 – Jo. 48:50 – Atos 17:31), onde Cristo será o
juiz. Nele, a Igreja receberá o convite para herdar o Reino de Deus. Ou seja:
Reinar mil anos com Cristo sobre a terra, conforme Apoc. 5:10 e 20:4,5 e 6.
Passado
os Mil anos, Satanás sairá da sua prisão, para enganar as nações da terra,
cercarão o arraial dos santos (a Jerusalém terrena) e a cidade amada (a Jerusalém Celestial); mas descerá fogo do
céu e os consumirá (Apoc. 20:7 a 10).
3-Somente
então, é que haverá o Juízo Final, e o desaparecimento da primeira terra e do
primeiro céu, com a presença de Deus, o Juiz (Apoc. 20:11).
4- E o
novo céu e a nova terra serão estabelecidos.
5-Então,
depois do Milênio futuro, finalmente a Igreja entrará para o estado eterno!!!
CONCLUSÃO:
Não
haverá nenhum estado eterno para a Igreja, sem que haja antes, o Reino Milenar
de Cristo sobre a terra; somente depois que for cumprida toda a Palavra de Deus,
é que o céu e a terra passarão, como ensinou Jesus. Aleluias!!!
“O
CÉU E A TERRA PASSARÃO, mas as minhas palavras não hão de passar”
Mat.
24:35
Jaime e Júlio.
ATENÇÃO: O nosso novo E-mail para contato, é: jaime36@outlook.com.br o antigo E-mail
jaime.@hotmail.com está desativado.
Graça e paz ,
ResponderExcluirFalando um pouco sobre suas afirmações à respeito do amilenismo, gostaria de apresentar alguns textos em favorecimento desta teoria.
O Milênio - que foi profetizado por Dan 2:44 , já iniciado com o ministério de Jesus (Mt 3:2, 10:7) (Luc 17:20,21) Mat 6:33 , foi estabelecido com sua ascensão, quando todo o poder lhe foi dado nos CÉUS E NA TERRA ( argumento que vocês omitiram a palavra céu em Mt 6:10) será consumado com a volta de Jesus. Os salvos mortos reinando com Cristo nos céus, e os vivos, aqui na terra. (Rm 5:17)
O Reino dos Céus , o Reino de Deus traduzem o mesmo significado ( pesquisem e leiam Mt 4.17 e Mc 1.14-15). As duas expressões designam a mesma realidade e, por isso, o Senhor Jesus usou-as indistintamente.
Último ponto :
Mil anos é um número simbólico de um longo período. O simbolismo do número mil pode ser visto em Dt 1:11 , 7:9 , 32:30 - Js 23:10 ; Ec 6:6 ; Sl 90:4 e 2ºPedro 3:8. Portanto, o Milênio tão propriamente defendido simboliza o período da graça em que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" Rm 8:28 e "Em todas as coisas somos mais que vencedores" e tudo é nosso 1º Co 3:21
Graça e paz ,
ResponderExcluirFalando um pouco sobre suas afirmações à respeito do amilenismo, gostaria de apresentar alguns textos em favorecimento desta teoria.
Jaime e Júlio: Ótimo por entender que o Amilenismo, isso não passa de TEORIA!
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O Milênio - que foi profetizado por Dan 2:44 , já iniciado com o ministério de Jesus (Mt 3:2, 10:7) (Luc 17:20,21) Mat 6:33 , foi estabelecido com sua ascensão, quando todo o poder lhe foi dado nos CÉUS E NA TERRA ( argumento que vocês omitiram a palavra céu em Mt 6:10) será consumado com a volta de Jesus. Os salvos mortos reinando com Cristo nos céus, e os vivos, aqui na terra. (Rm 5:17).
Jaime e Júlio: Amigo atrapalhado, para tua informação, Daniel profetizou o Reino de Cristo na terra, e não no céu! Quem ensina isso, são os Adventistas do Sétimo Dia; diga-se de passagem; não entendem nada de profecia!
Jaime e Júlio:
Primeiro: Daniel profetizou um Milênio NA TERRA e não no céu. Quem prega ao contrário, é filho da confusão, servo de Belial, e não de Cristo.
“E o reino e o domínio, e a majestade dos reinos, DEBAIXO DE TODO O CÉU serão dados ao povo dos santos do Altíssimo: o seu reino será u reino eterno, (e não essa terra) e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão”. Dan. 7:27.
Jaime e Júlio:
Segundo: Mateus 6:10 não trata e nem fala de CÉU, como o amigo néscio quis forçar a Escritura. Aliás, se o Milênio já havia vindo antes no Ministério de Jesus, que o amigo colocou em Mat. 3:2, qual a necessidade do Senhor pedir que os seus discípulos pedissem NOVAMENTE A VINDA DO REINO DE DEUS, muito tempo depois, em Mateus 6:10???
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O Reino dos Céus , o Reino de Deus traduzem o mesmo significado ( pesquisem e leiam Mt 4.17 e Mc 1.14-15). As duas expressões designam a mesma realidade e, por isso, o Senhor Jesus usou-as indistintamente.
Jaime e Júlio:
Terceiro: O amigo é tão desprovido de conhecimento bíblico, que não aprendeu ainda que, a Escritura quanto fala do Reino de Deus; apresenta DUAS CONFIGURAÇÕES DUM MESMO REINO : O Reino espiritual trazido por Jesus em seu Ministério terreno (Mat. 4:17 e Luc. 17:20-21), o qual, o Senhor tem a chave da morte e do inferno (Apoc. 1:18). E Reino material deste mundo, que Cristo tomará de Satanás, nos últimos dias (Apoc. 11:15); afim de ESTABELECER O SEU REINO LITERAL SOBRE TODA A TERRA (Isa. 2:2 e Miq. 4:1). É este Reino, que Jesus disse para a Igreja pedir, através da oração do Pai nosso (Mat. 6:10).
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Último ponto :
ExcluirMil anos é um número simbólico de um longo período. O simbolismo do número mil pode ser visto em Dt 1:11 , 7:9 , 32:30 - Js 23:10 ; Ec 6:6 ; Sl 90:4 e 2ºPedro 3:8. Portanto, o Milênio tão propriamente defendido simboliza o período da graça em que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" Rm 8:28 e "Em todas as coisas somos mais que vencedores" e tudo é nosso 1º Co 3:21.
Jaime e Júlio:
Quarto ponto: Mil anos nunca foi um número simbólico, mas sim, um Reinado de aprendizado, de edificação, de conhecimento da verdadeira justiça, através do último Adão – Cristo (!Cor. 1Cor. 15:45 a 50). É só ler Salmos, Isaías, etc.. Para testificar a realidade futura. Entre seus objetivos, o Reino Milanar de Cristo sobre a terra, terá o papel de ensinar o cristão a não fazer burradas na vida Eterna.
Aliás, se Matusalém tivesse alcançado a idade de mil anos, e não de (969 anos – Gen. 5:27), não existiria um Reino Milenar na terra. Porém, como nenhum homem conseguiu conhecer a verdadeira justiça, paz e verdade, sob o regime pecaminoso Adâmico será necessário Mil anos de aprendizado. Embora que, em razão do livre arbítrio, muitos cristãos que serão ressuscitados ou arrebatados no último dia, seguirão a voz de Satanás no final do Reino Milenar de Cristo, e se perderão; conforme Apoc. 20:7 a 10.
Jaime e Júlio:
Quinto ponto: Jesus recebeu "TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA" (Mat. 28:18), para Reinar "AO SEU TEMPO DETERMINADO SOBRE A TERRA".
"Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos seus pés: Ora, visto que sujeitastou todas as coisas, nada lhe deixou que lhe não esteja sujeito, MAS AGORA (AGORA, AGORA AGORA) AINDA NÃO VEMOS QUE TODAS AS COISAS LHE ESTEJAM SUJEITAS". Heb. 2:8.
Aliás, só néscios como o amigo, que quer que Senhor Reine "FORA DO TEMPO",junto com Satanás sobre a Terra; quando a Escritura afirma que "O MUNDO JAZ NO MALIGNO" (1jO. 5:19).
Jaime e Júlio:
Sexto ponto: Tenho notado que, Você em seu desconhecimento das Escrituras, só tem dado palpites furados, não é de hoje que vem aqui nos nosso Blogs, só para criar confusão. És um verdadeiro servo de Satanás.
Portanto, a partir de hoje não terá nenhum questionamento aprovado mais, pela nosso Moderação. Vai criar confunsão em outros Sites e Blogs.
Jaime e Júlio.