QUEM SOMOS

APRESENTAÇÃO
Graça e Paz amados


    Esta é uma obra interdenominacional, formada por um grupo de irmãos estudiosos da Bíblia sagrada, amantes da área profética, firmada na nova visão PÓS-TRIBULACIONISTA R.B. (revelação bíblica), Pré-Milenista histórico desde 2010.

Jaime D. da Silva
     Missionário, estuda escatologia desde 1983, nascido na Cidade de Itaguagé - Pr. em 1.954, casado, pai de dois filhos, residente em Curitiba Paraná - Brasil.

Julio C. Albach
    Presbítero, estuda escatologia desde 1996, nascido na Cidade de Ponta Grossa - Pr. em 1.961, casado pai de dois filhos, residente em Curitiba - Paraná - Brasil.
Congregamos na Igreja Evangélica dos Servos de Jesus Cristo, situada na região metropolitana de Curitiba - Colombo Paraná - Brasil.

  Somo um grupo de irmãos Pós-tribulacionistas R.B. diferenciados da maioria pós sistemática; cujas diferenças entre uma pregação e a outra, consiste em que: 

     A maioria Pós sistemática, apresenta o Apocalipse baseando numa interpretação fora do "tempo e do modo profético", tanto dos períodos tribulacionais, quanto da vinda de Jesus e do arrebatamento da Igreja. Ao passo que a nossa nova linha Pós R.B.(revelação bíblica). apresenta o Apocalipse, obedecendo "o tempo e modo" dos fatos proféticos; ou seja: A sequência dos sete selos, das sete trombetas, dos três AIS,  das sete taças da ira de Deus e da Batalha do Armagedom, fartamente mostradas aqui, através dos nossos gráficos escatológicos. Nossas únicas duas concordâncias com a maioria Pós sistemática, é que a Igreja passará pela Grande Tribulação, e que Jesus virá depois da última semana de Daniel.

      No entanto, a nossa luta maior, é contra o engano profético contemporâneo PRÉ E MESO-TRIBULACIONISTA, que durante séculos entrou no meio evang/cristão; cuja pregação anti-bíblica, consiste num ARREBATAMENTO SECRETO, o qual segundo a maioria, pode ocorrer a qualquer momento, independente dos sinais tribulacionais, anunciados para os últimos dias.

A INQUISIÇÃO PROTESTANTE PRÉ E MESO-TRIBULACIONISTAS.
     Ao pregarmos contra essas e outras heresias, temos sido perseguidos, injuriados e desprezados pela maioria dos sistemas religiosos cristãos de formação PRÉ E MESO-TRIBULACIONISTA, os quais por falta de humildade e temor à Palavra de Deus, recusam reconhecer seus erros escatológicos; antes nos expulsam dos seus púlpitos, preferindo continuar com seu castelo de areia, manobrando as Escrituras a favor de suas teorias vãs, sem perceber com isso que, estão pondo em risco a fé de multidão de almas, as que estarão presentes nos períodos tribulacionais futuros.

    Portanto, se o amigo leitor entendeu a profundidade de nossa pregação e desejar nos ajudar na divulgação dela, afim de levarmos adiante tão cristalina VERDADE ESCATOLÓGICA, Deus te abençoe. Lembrando que, essa obra é de Deus, quem nos apoiar nessa missão, seja por meio da divulgação deste site, oração, ou por meio financeiro; DE MODO ALGUM PERDERÁ SEU GALARDÃO no Reino vindouro de Cristo. Ap. 22:12
"Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres: a sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça". 2 Co. 9:9-10

      Seja você também um participante desta obra gloriosa e inédita, enviando a sua contribuição através:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Maracanã - Colombo Pr.

AGÊNCIA: 2974 

OPERAÇÃO:013

CONTA: 000 12 317 - 3

TITULAR: Jaime Dias da Silva

Que Deus vos abençoe abundantemente!!!

Jaime e Júlio - WhatsApp: 41 - 9.9253-4941 - ATENÇÃO MEU NOVO E-MAIL: jaime36@outlook.com.br

32 comentários:

  1. Também acredito dessa forma! Depois da revelação que me foi concedida pelo Senhor quando o Senhor realizou um grande milagre na minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela tua participação, irmã Liz.

      Deus te abençoe!
      Jaime e Júlio

      Excluir
  2. eu creio q DEUS ainda fala com pessoas nos dias de hoje , e também eu creio q muitos ouvem a sua voz e não dão ouvido o que ele diz . q DEUS continui abençoando os irmão em todas as areas de sua vida e tbém dando NOVOS ESTUDOS DAS ESCRITURAS p nos ajudar na edificação de nossa vida ESPIRITUAL . AMÉM...

    ResponderExcluir
  3. Amém, irmão Heliel!

    Aguarde, que por estes dias estaremos postando mais um estudo escatológico, contendo "O RELÓGIO DO APOCALIPSE" em "PERGUNTAS BÍBLICAS POLÊMICAS".

    Deus te abençoe!
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  4. Ainda não, irmão forasteiro; mas estamos trabalhando para isso!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jaime e Júlio

    Boa noite

    Interessante a visão de vocês. Eu vejo que no pré-tribulacionismo os que ficarem na Grande Tribulação seriam como se fossem purgados e isso seria para eles um purgatório terrestre pois haveria muito sofrimento e também creio que nesse período todas as nações poderão se salvar e que os que aceitarem Cristo serão a Igreja padecente que purga na terra rumo ao céu. Depois que Jesus subiu aos céu não tem como o Espirito Santo não habitar nos crentes por isso os crentes na grande tribulação são Igreja.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, irmão Luiz,

      A interpretação faz parte do livre arbítrio dado por Deus, a cada um; por isso que há uma pluralidade de opiniões acerca do tema, Escatologia. Entretanto, essa ideia dos que ficarem na Grande tribulação, cria vários precedentes que conflito grandemente com o que é ensinado pelas Escrituras; confira:

      1-As Escrituras anunciadas nos três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) nos ensinam que Jesus VIRÁ OUTRA VEZ (e não outras vezes –Jo 14:2,3). De forma visível, sonora acompanhado de seus santos anjos, com poder e grande glória; e somente DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS (Mat.24:29-30 – Mc. 13:24,25 e 26 e Luc. 21:25,26 e 27).

      2-Jesus ensinou à sua Igreja que, a ressurreição dos mortos será somente no último dia (Jo. 6:39,40,44 e 54 e 11:24). Portanto, isso nos garante que não haverá nenhuma outra ressurreição de cunho mundial, antes do último dia. Muito menos, antes da Grande tribulação, como ensina erroneamente o Pré-tribulacionismo.

      3-As Escrituras afirmam que, não haverá nenhum arrebatamento, antes da primeira ressurreição dos mortos do último dia (1Tes. 4:16-17).

      4-João apresentou a ressurreição do último dia, somente depois dos últimos acontecimentos do Apocalipse (Grande tribulação) denominando esta de: Primeira ressurreição (Apoc. 20:5).

      Concluindo: Toda a Igreja da última geração, inevitavelmente será "purgada", ou seja: Passará pela Grande tribulação; esta é a mais pura verdade sobre tribulação e Igreja.

      Abraços,
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  6. Olá Jaime e Júlio

    Boa tarde

    Muito obrigado pela resposta. Parabéns também pelo estudo de vocês.

    Embora vocês estejam corretos em relação à pluralidade de interpretações eu entendo que a interpretação é uma e somente uma. Se a Visão Pós-Tribulacionista que vocês defendem é a correta não vejo nada de errado em vocês a defenderem como a Única Verdade biblica. As Igrejas Protestantes, Católica e Ortodoxas deveriam realizar um grande Concílio para definir de uma vez por todas qual a verdadeira Doutrina Cristã.

    A meu ver a visão pré-tribulacionista erra ao dividir a Igreja e Israel pois depois que Jesus morreu, ressuscitou e ascencionou a Antiga Lei, já não tem mais efeito e é estranho a Igreja subir e o judeus ficarem na grande tribulação pois como judeus creio eu que eles seguiriam a Antiga Aliança e isso não tem mais sentido cristianicamente falando. A Igreja é Católica i.e. Universal para todas as nações.

    A crença do Purgatório na Grande tribulação a meu ver tem muito sentido é realmente uma purgação na Igreja padecente.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, há uma só fé, uma só esperança da nossa vocação (Efe. 4:4-5); entretanto, por uma questão de ponderação deixamos que a grande multidão de leitores que visitam nossos blogs testifiquem da veracidade da nossa pregação, quando do cumprimento dos eventos escatológicos.

      Quanto a separação da Igreja e Israel ensinada pelos Pré-ribulacionistas, isto está na contramão bíblica; mesmo porque, nós os gentios da fé, somos apenas o zambujeiro, adotados para fazer parte do Corpo de Cristo. Aliás, as Primícias da Igreja foi formada por 12 apóstolos israelitas; cujo remanescente da última geração, deverá se converter ao Senhor; sem essa conversão, nenhum gentio da fé, passará pela ressurreição/arrebatamento do último dia; pois é mister, que ambos os povos da fé, sejam transformados juntamente,conforme Hebreus 11:40.

      Referente, da I.C.A.R ser Igreja veradadeira, respeito ao opinião do irmão, mas a realidade é bem outra!

      Abraços,
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  7. Olá Jaime e Júlio

    Bom dia

    Entendi seu entendimento mas veja o fato de uma grande multidão de leitores visitarem o blog serem pré-tribulacionistas, amilenistas ou outras concepções teológicas escatologicas não exclui o fato de que apenas exista uma interpretação correta. Não é errado se achar a única interpretação correta e fazer com excelentes argumentos e respeito as pessoas entenderem isso pois Jesus só fundou uma Igreja com uma única doutrina.

    Sim vocês estão certos os 12 apóstolos eram israelitas e isso não significa que o Evangelho seja só para os judeus a Igreja ficou no lugar da Religião Israelita com sua catolicidade para todos. Veja o pré-tribulacionismo é estranho pelo que eu entendi nos 7 anos a primeira metade será paz e na segunda metade Deus vai proteger os judeus ( Ap:12-6) então eles não passarão pela grande tribulação e não tem lógica a Igreja (povo de Deus) no céu e os judeus(povo de Deus)que Deus ama e muito ficarem sendo atribulados na terra por isso os não judeus também poderão aceitar Cristo.

    Na verdade quando escrevi Igreja Católica eu me referi à Igreja Cristã que sem dúvida sempre foi, é e será Católica i.e. Universal em relação à Igreja Católica Romana eu respeito.

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelos estudos

    Luiz

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmão Luiz,
      Bom, quanto tomarmos esta honra escatoógica para nós, não fazemos isso! Pois,o próprio Senhor Jesus disse, que quem testifica de si mesmo, o seu testemunho não é verdadeiro. Aliás, mesmo com toda a gama de informação, seguida de mais de 10 gráficos inéditos no meio teológico cristão, nós não estamos preocupados com isso, pois a nossa missão é alertar os cristãos (espirituais) antes dos acontecimentos tribulacionais. Quem não é, somente dará valor à nossa mensagem, da terceira guerra mundial em diante. A partir desse tempo, todos os que ignoraram o aviso de Deus, desejarão obter esse conhecimento; entretanto, a exemplo das cinco virgens néscias que desprezaram a reserva do azeite antes, já não poderão se apossar desse conhecimento.

      Quanto à Grande tribulação, seus dois principais períodos que afetará o povo de Deus será: Os primeiros 3.5 anos de perseguição aos cristãos (Mat.24:9 a 14), liderado pela 1 besta; e os 3.5 anos restantes,a angústia de Jacó (Jer.30:7) para os israelitas.
      A mulher de Apoc. 12, que será levada, protegida, e alimentada no deserto por 1.260 dias, não é Israel; neste tempo essa nação, ainda não terá se convertido ao Senhor. Somente os 144 mil israelitas, que num primeiro plano se converterá, da vinda de Jesus em diante!

      Abraços,
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  8. Mat 24:29-30 e Ap 19:7,8,9-11

    Qual base exegética textual vcs usam pra dizer que esses textos se referem ao arrebatamento da igreja E vinda de Jesus em glória?

    Se nas epístolas Paulinas diz que Jesus virá em glória para arrebatar sua igreja, qual referência bíblica, hermenêutica que usam para afirmar que os textos das epístolas se encaixam hermeneuticamente nestes de Mt24 e Ap19,se nem a igreja tinha sido fundada ainda, muito menos discípulos e judeus sabiam que iria acontecer esse evento?

    Texto sem exegese significa eixegese, todo fora do contexto. Aguardo algum de vcs dois poder me responder isso com um bom fundamento bíblico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANÔNIMO: Qual base exegética textual vcs usam pra dizer que esses textos se referem ao arrebatamento da igreja E vinda de Jesus em glória?
      Se nas epístolas Paulinas diz que Jesus virá em glória para arrebatar sua igreja,

      JAIME E JÚLIO: Qual a base bíblica pra vc. acreditar que a exegética é uma verdade absoluta; e não, mais uma manipulação teológica?

      ANÔNIMO: Qual referência bíblica, hermenêutica que usam para afirmar que os textos das epístolas se encaixam hermeneuticamente nestes de Mt24 e Ap19...

      JAIME E JÚLIO: As bases bíblicas ensinadas antes por Jesus, em João 6:39;40;4 e 54 e 11:24; associada as epístolas de Paulo (depois) que diz que, o arrebatamento ocorrerá somente, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA! (1Tes. 4:16-17).
      Agora; é vc, nos tem que apresentar alguma base bíblica, afirmando que o arrebatamento ocorrerá SETE ANOS ANTES DO ULTIMO DIA??? Ora...ora...ora!

      ANÔNIMO:...se nem a igreja tinha sido fundada ainda, muito menos discípulos e judeus sabiam que iria acontecer esse evento?

      JAIME E JÚLIO: Ó néscio, quem te disse que a Igreja não havia sido fundada antes do Pentecostes? Idiota metido a cristão, vê se enxergue que a Igreja da fé, foi formada primeiramente por doze israelitas – Mat. 16:18), escolhidos como AS PRÍMÍCIAS DA IGREJA (Rom. 11:16 e Tg. 1:18).
      Idiota, Vê se estude primeiro o simbolismo da lei das Primícias (Lev. 23:i9), antes de emitir informação falsa aqui, seu filho de Belial!

      ANÔNIMO: Texto sem exegese significa eixegese, todo fora do contexto. Aguardo algum de vcs dois poder me responder isso com um bom fundamento bíblico

      JAIME E JÚLIO: Conforme vc.viu, a tua exegese diante das Escrituras, não passa de mais uma EXEJEGUE; seu trouxa!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Uau que surra de Bíblia o anônimo tomou kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Forasteiro, este cidadão anônimo, é um filho de Belial chamado Unknown! Eu cortei ele de participar nos comentários; pois o camarada, não entende nada de Bíblia, e ainda por cima vem querer dar palpite furado aqui em nossos os estudos inéditos, inspirados pelo Espírito Santo!

      Excluir
  11. Olá irmãos Jaime e Júlio, gostaria de uma ajuda de vocês para refutar os cinco pontos desse artigo dispensacionalista que estão disseminando como se fosse irrefutável

    Problemas da Posição Pós-Tribulacionista
    Uma das forças do posicionamento pré-tribulacionista é que este consegue melhor harmonizar os muitos acontecimentos das profecias sobre o final dos tempos por causa de suas distinções entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda. Os pós-tribulacionistas raramente tentam responder a tais objeções e os poucos que o tentam lutam contra os textos bíblicos, terminando em interpretações forçadas. Os pré-tribulacionistas não precisam se esforçar para fornecer as respostas. Quais são alguns dos problemas da posição pós-tribulacionista?

    Primeiro, os pós-tribulacionistas exigem que a Igreja esteja presente durante a septuagésima semana de Daniel (Dn 9.24-27), embora ela tenha estado ausente durante as primeiras sessenta e nove semanas. Daniel 9.24 diz que todas as setenta semanas são para Israel. O pré-tribulacionismo não está em conflito com esta passagem, como está o pós-tribulacionismo, uma vez que a Igreja é levada antes do início do período de sete anos.

    Segundo, os pós-tribulacionistas são obrigados a negar o ensinamento do Novo Testamento sobre a iminência – o fato de que Cristo pode voltar a qualquer momento. O pré-tribulacionismo não tem problemas com isto, uma vez que afirma que nenhum sinal ou acontecimento tem que preceder o Arrebatamento.

    Terceiro, o pós-tribulacionismo pré-milenar não tem resposta para o problema sobre quem povoará a terra no Milênio, se o Arrebatamento e a Segunda Vinda acontecerem juntos. Como todos os crentes serão trasladados no Arrebatamento e todos os incrédulos serão julgados, porque a nenhum injusto será permitido entrar do reino de Cristo, então ninguém seria deixado em corpos mortais para povoar o Milênio.

    Quarto, o pós-tribulacionismo não é capaz de explicar satisfatoriamente o julgamento das ovelhas e dos cabritos depois da Segunda Vinda (Mt 25.31-46). O Arrebatamento teria removido os crentes do meio dos incrédulos no retorno de Cristo, tornando o julgamento das ovelhas e dos cabritos algo desnecessário. Por outro lado, esse julgamento é necessário se o pré-tribulacionismo for verdadeiro.

    Quinto, Apocalipse 19.7-8 identifica a Igreja como a Noiva de Cristo, que se preparou e acompanha Cristo dos céus para a terra na Segunda Vinda (Ap 19.14). Como isso poderá acontecer se a Igreja estiver ainda na terra esperando pelo livramento de Cristo enquanto, ao mesmo tempo, estiver voltando com Ele? Mais uma vez, o pós-tribulacionismo requer um cenário impossível, enquanto as declarações claras do texto bíblico se encaixam perfeitamente no pré-tribulacionismo.

    ResponderExcluir
  12. Matéria essa retirada desse site dispensacionalista

    https://www.chamada.com.br/mensagens/arrebatamento_segunda_vinda.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão forasteiro, estou elaborando as respostas para tuas perguntas, por favor, aguarde...

      Excluir
  13. Irmão Forasteiro, eu já consegui responder os três primeiros tópicos, entra lá que vou postar no site dispensacionalista esta primeira parte;ficou muito grande as respostas.

    ResponderExcluir
  14. Forasteiro, eu entrei lá no site Dispensacionalista para refutar a pregação Pré, entretanto, não tem caixa de diálogo para os comentários. Se vc. quiser ler as respostas Pós minhas, envia um E-mail para jaime,ap@hotmail.com que eu te mando. Não se preocupe, seu E-mail não será divulgado!

    Abraços,
    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jaime e julio, fiquei super interessado nas resposta, por gentileza poderia me enviar???

      Excluir
    2. Olá Carlos.
      Sobre qual tema vc. ficou interessado?

      Excluir
  15. Prezados Jaime e Júlio

    Boa tarde

    Um erro do pré-tribulacionismo é crer que Deus ainda tem um plano específico para Israel, Deus já veio à terra para todas as nações e não especificamente só e somente os judeus. Os judeus assim com todos os outros povos tem que aceitar Jesus e a religião fundada por Jesus que é o Cristianismo Evangélico. Não tem sentido a Igreja Católica subir antes da tribulação e os judeus ficarem 7 anos ou 3 anos e meio para tentarem se salvar. Os judeus praticariam qual religião nesse período? Se for a Cristã então serão membros da Igreja Católica, se for a Israelita-Judaica então terão que cumprir a Lei Mosaica que já foi abolida. Sem o Espírito Santo não conseguirão serem salvos se o Espírito Santo habitar neles então serão a Igreja de Cristo, mas a Igreja já subiu!! Viram a contradição?

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o ensino Pré-tribulacionismo está cheio de contradições. Não existe separação entre Igreja e Israel. O único plano específico para Israel é que depois que eles PELA FÉ vier a fazer parte novamente do Corpo de Cristo, eles ocuparão seu lugar de origem no plano de Deus: "AS PRIMÍCIAS DA IGREJA" (Rom.11:16 e Tig. 1:18). Aliás, no Reino Milenial vindouro de Cristo, os 144 mil, as Primícias de Israel, serão arrebatados primeiros (1Cor. 15:23 e Apoc. 14:1), antes ainda da Ceifa da Seara da terra, o arrebatamento total de toda a Igreja (Apoc. 14:14-15). Leia a lei das Primícias (Lev. 23:9 a seguir) que o irmão entenderá melhor por esta figura este grande mistério.

      Já sobre o arrebatamento antes da Gr. triblação, da I.C.A.R ou de qualquer Igreja denominacional a Bíblia discorda. Ele somente acontecerá no tempo bíblico previsto; ou seja: Depois da conversão dos remanescentes israelitas, os que comporão a última geração da Igreja (Heb. 11:0)L e depois da Ressurreição do último dia (Jo. 6:39,40,44;54 e 11:24 - 1Tes. 4:16-17);

      Abraços,
      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. Corrigindo erros de digitação:

      Aliás, (no Reino Milenial vindouro de Cristo), os 144 mil, as Primícias de Israel, serão arrebatados primeiros) O certo é: Aliás, ANTES DO REINO VINDOURO DE CRISTO...

      Os que comporão a última geração da Igreja (Heb. 11:0)L
      O certo é: (Heb. 11:40).

      Excluir
  16. Olá boa tarde

    Quando eu escrevi Igreja Católica não significa a ICAR. Se o único plano para ISRAEL é pela FÉ vir a fazer parte da Santa Igreja então eles terão que aceitar o Cristianismo. Esse plano se estende para todos os povos. Em I Corintios 15:23 e Tiago 1:18 já é a Santa Igreja Católica.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe futuro para o Israel Étnico, se eles não entrarem pela "PORTADA GRAÇA "; ou seja: Por Jesus. Aliás, se o amigo voltar as raízes de Israel, verá que Abraão foi chamado por Deus, para ser "O PAI DOS QUE SÃO DA FÉ". Rom. 4:11 e 16.
      Já quanto a Israel para aceitar a fé, ter que fazer parte da Igreja Católica, isso é impossível; pois Israel é monoteísta e não serve a ídolos como os nossos amigos Católicos fazem.

      Abraço!
      Jaime e Júlio

      Excluir
  17. Jesus fundou a Igreja Católica isso nós podemos conferir em Mateus 16:13-23 onde Jesus dialoga com São Pedro sobre a a futura Santa Igreja se os senhores repararem eu bem no início do meu comentário escrevi que a Igreja Católica não significava que era a ICAR ou seja Igreja Católica Apostólica Romana e veja Igreja Católica também não significa que seja a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. E eu não considero o Catolicismo Romano idolatra, trata-se apenas de uma interpretação bíblica deles. Depois que Jesus ascencionou só existe a Igreja Católica e o Israel de Deus em Gálatas 6:16 são os cristãos evangélicos da Santa Igreja Católica.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a Escritura é clara: Deus abomina imagens de esculturas (Exo. 20:4). Como vc. tem a coragem de denominar aquilo que é herege, de Santa Igreja? Vc. precisa conhecer melhor as Escrituras e se converter!
      Desculpe-me, mas meu tempo é precioso, e eu prefiro gastá-lo com cristãos fachada; mas com os cristãos espirituais.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir